top of page
Michele Petry

A Língua (2005), de Giovana Zimermann

Livro Passado-Presente em obras tridimensionais: uma antologia da história da arte em Santa Catarina (2023)


Giovana Zimermann. A Língua, 2005. Escultura. Rua Vereador Ramon Filomeno, 100, Itacorubi, Florianópolis.

Fonte: Fotografia de Giovana Zimermann. 


A Língua (2005) expressa bem as múltiplas dimensões de atuação da artista por meio da relação entre a linguagem visual e a verbal. Enquanto parte do corpo, a língua se apresenta como possibilidade de fala sobre a cidade, mas também de diálogo entre os seus habitantes, transeuntes, um texto a ser dito. Como mobiliário, corporifica-se e acolhe, possui o formato de escorregador infantil e de banco, acomoda, convida à interação, outra forma de relação com o espaço. Lembra a ideia de cidade de Michel de Certeau (1925-1986), evocada no título da sua dissertação Arte pública em Florianópolis: a Praça XV como lugar praticado (2010), referindo-se à distinção colocada pelo autor entre espaço e lugar e à definição de que “o espaço é um lugar praticado” (CERTEAU, 2004, p. 201). A obra também se relaciona com outras da sua autoria, em especial, A boca (2006) e Banco de Interlocução (2008), esculturas de mobiliário urbano que servem de bancos, uma em formato de boca, como o próprio título informa, e a outra semelhante ao de duas línguas. As cores primárias dessas obras, fortes e vibrantes, também são elementos de ligação entre elas, o vermelho nos primeiros dois casos e o amarelo no último, todos empregados para dar destaque e ludicidade: “Sempre que possível, invisto na promoção e na valorização da sociabilidade, criando mobiliários urbanos lúdicos e espaços de convivência” (ZIMERMANN, 2018, p. 70). As cores, o amarelo e o lilás, estão presentes nesse mesmo sentido em Espectro de cor (2012), uma versão de Armila I (2010) e Armila II (2017), sendo essas executadas na cor branca, assim como os bancos de Ambiente Urbano (2008) e Ambiente Urbano II (2011). Esse conjunto de obras evocado a partir da obra A Língua ressoa, no campo da História da Arte, referências à pop art e ao surrealismo, notadamente à Claes Oldenburg (1929-2022) e Marcel Duchamp (1887-1968).


Referência

PETRY, Michele. Giovana Zimermann: arte urbana, pública, uma tradução da cidade. In: MAKOWIECKY, Sandra; WEDEKIN, Luana. (Orgs.). Passado-Presente em obras tridimensionais: uma antologia da história da arte em Santa Catarina. AAESC: Florianópolis, 2023. p. 2012-217.



Comments


bottom of page