Livro Experiências Educativas (2021)
Texto publicado em coautoria, como capítulo de livro, no âmbito do Projeto acerca da obra de Portinari, realizado em Florianópolis, SC.
Candido Portinari. Roda infantil, 19[32], 39 cm x 47 cm.
Fonte: Projeto Portinari, 2021.
Resumo:
O presente texto está relacionado à apresentação do Projeto Experiências Educativas: Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari (PEICP), realizado no ano de 2019, e problematiza certos aspectos da obra do autor na relação com o projeto. Buscamos dar mais detalhes e promover reflexões sobre o que foi realizado pelo coletivo de professores e de estudantes de universidades e escolas públicas de Florianópolis (SC) no âmbito da proposta. Trata-se, aqui, de pensar sobre a relação entre educação, corpo e infância na obra de Candido Portinari (1903-1962) como um dispositivo de (auto)transformação, de (auto)crítica e uma estratégia didático-pedagógica, coletivainterdisciplinar, intergeracional, colaborativa e relacional, tendo a obra de Portinari como referência, demarcando sobretudo a importância do brincar, dos brinquedos e dos jogos que transcendem as barreiras geracionais ou, ainda, que se expressam comunitariamente como pulsão para a vida e que nos permitem "sentir a dor do próximo” e nos solidarizar.
Palavras-chave:
Experiência. Educação. Corpo. Infância. Portinari.
Referência
PINTO, F. M.; PETRY, M. B. Experiências educativas, a infância e a obra de Portinari. In: PINTO, F . M; WEBER, M.; COSTA, A. (Orgs.). Experiências educativas: infância e educação do corpo na obra de Portinari. Ateliê da Casa: Florianópolis, 2021.
Comments