top of page
Michele Petry

Experiências educativas, a infância e a obra de Portinari

Livro Experiências Educativas (2021)


Texto publicado em coautoria, como capítulo de livro, no âmbito do Projeto acerca da obra de Portinari, realizado em Florianópolis, SC.


Candido Portinari. Roda infantil, 19[32], 39 cm x 47 cm.

Fonte: Projeto Portinari, 2021.


Resumo:

O presente texto está relacionado à apresentação do Projeto Experiências Educativas: Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari (PEICP), realizado no ano de 2019, e problematiza certos aspectos da obra do autor na relação com o projeto. Buscamos dar mais detalhes e promover reflexões sobre o que foi realizado pelo coletivo de professores e de estudantes de universidades e escolas públicas de Florianópolis (SC) no âmbito da proposta. Trata-se, aqui, de pensar sobre a relação entre educação, corpo e infância na obra de Candido Portinari (1903-1962) como um dispositivo de (auto)transformação, de (auto)crítica e uma estratégia didático-pedagógica, coletivainterdisciplinar, intergeracional, colaborativa e relacional, tendo a obra de Portinari como referência, demarcando sobretudo a importância do brincar, dos brinquedos e dos jogos que transcendem as barreiras geracionais ou, ainda, que se expressam comunitariamente como pulsão para a vida e que nos permitem "sentir a dor do próximo” e nos solidarizar.


Palavras-chave:

Experiência. Educação. Corpo. Infância. Portinari.


Referência

PINTO, F. M.; PETRY, M. B. Experiências educativas, a infância e a obra de Portinari. In: PINTO, F . M; WEBER, M.; COSTA, A. (Orgs.). Experiências educativas: infância e educação do corpo na obra de Portinari. Ateliê da Casa: Florianópolis, 2021.


Comments


bottom of page