Revista VIS (2022)
Texto publicado em coautoria com a Profa. Dra. Marcia de Almeida Rizzutto e o Prof. Dr. Pedro de Campos, do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico, como resultado da pesquisa de Pós-Doutorado sobre obras de Tarsila do Amaral no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Tarsila do Amaral. Boi (s.d.). Água-forte e água-tinta em cores sobre papel, 11,2 x 22,5 cm.
Fonte: Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Resumo:
Um conjunto de nove gravuras incorporado ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo no ano de 1998, por doação do Banco Central do Brasil, levanta questões sobre a circulação e a apropriação da obra de Tarsila do Amaral no país. Neste artigo, recuperamos a procedência das obras do álbum Tarsila: gravuras (1971) e da serigrafia Louvor à natureza (s.d.); discutimos os aspectos técnicos dessas obras, situando-as no âmbito da produção de gravuras de Tarsila do Amaral e aproximando-as dos desenhos da artista; e, por fim, desenvolvemos novas análises sobre as obras a partir das imagens geradas pelo exame de Reflectografia no Infravermelho. Nesse sentido, o objetivo é contribuir para a conservação da história dessas obras, ressignificando a sua interpretação.
Palavras-chave:
Gravuras, Desenhos, Tarsila do Amaral, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Reflectografia no Infravermelho.
Referência
Bete Petry, M., de Almeida Rizzutto, M., & Herzilio Ottoni Viviani de Campos3, P. (2022). gravuras, desenhos de Tarsila do Amaral. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 286–313.
Comments