Revista Galo (2023)
Texto publicado no Dossiê "Além de 22: modernismos e suas dimensões nas artes e na historiografia", organizado por Bruno Miranda Braga, Leonardo da Silva Claudiano e Vilma C. S. A. Noseda, como resultado da minha pesquisa de Doutorado sobre a presença da Art Nouveau na arte gráfica do Rio de Janeiro.
Calixto Cordeiro.
Fonte: O Malho, n. 5, p. 8, 18 out. 1902. Biblioteca Nacional Digital - Hemeroteca Digital Brasileira.
Resumo:
Buscando entender de que modo a estética Art Nouveau emerge na arte gráfica do Rio de Janeiro no começo do século XX, problematiza-se a sua presença na capital do Brasil a partir da circulação de ideias entre o Rio de Janeiro e Paris, com a Exposição Universal de 1900, assim como da constituição de um campo artístico brasileiro em torno de Eliseu Visconti (1966–1944), que retornara ao país em 1902. Para tanto, analisa-se os trinta e três exemplares da Revista da Semana (1900) e os cento e vinte de O Malho (1902–1904), identificando que a Arte Nova emerge na arte gráfica do Rio de Janeiro em dois momentos distintos, em 1900 e em 1902, configurando-se em outra Arte Moderna antes do Modernismo de 1922.
Palavras-chave:
Art Nouveau. Arte Gráfica. Rio de Janeiro. Eliseu Visconti. Raul Pederneiras.
Referência
PETRY, M. B. Outra arte moderna antes do Modernismo de 1922. Revista Galo, n. 6, p. 71–89, 30 dez. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.53919/g6d6>. Acesso em: 9 jan. de 2023.
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