top of page
  • Michele Petry

Revistas como exposição: arte do espetáculo e arte nova no Rio de Janeiro por volta de 1900

Caderno de Letras (2022)


Texto publicado em coautoria com reflexões produzidas no desenvolvimento da tese de Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.


Revista da Semana, , n. 1, 20 mai. 1900, p. 1.

Fonte: Biblioteca Nacional Digital – Hemeroteca Digital Brasileira, 2015.


Resumo:

Propondo uma reflexão sobre os lugares e modos de expor a arte, apontamos para a tese de que as revistas teriam funcionado como lugares de exposição da arte gráfica no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX. Em razão disso, investigamos a presença da arte nessas revistas por meio de uma análise expográfica sobre os seus programas de apresentação (“programas de curadoria”) e seus projetos gráficos (“projetos de expografia”), apontando para as propostas de crítica e propaganda, na revista A Cigarra e O Mercurio, e de crítica e humor, na Revista da Semana e O Malho. Ou seja, respectivamente, para a presença do que denominamos de Arte do Espetáculo e Arte Nova.


Palavras-chave:

Revistas ilustradas; artes gráficas; nova arte; Rio de Janeiro; modernidade.


Referência

PETRY, M.B.; VAZ, A. F. REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900. MODOS. Caderno de Letras, Pelotas, n. 42 pp.237-252, jan-abril 2022.


Comments


bottom of page