Caderno de Letras (2022)
Texto publicado em coautoria com reflexões produzidas no desenvolvimento da tese de Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.
Revista da Semana, , n. 1, 20 mai. 1900, p. 1.
Fonte: Biblioteca Nacional Digital – Hemeroteca Digital Brasileira, 2015.
Resumo:
Propondo uma reflexão sobre os lugares e modos de expor a arte, apontamos para a tese de que as revistas teriam funcionado como lugares de exposição da arte gráfica no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX. Em razão disso, investigamos a presença da arte nessas revistas por meio de uma análise expográfica sobre os seus programas de apresentação (“programas de curadoria”) e seus projetos gráficos (“projetos de expografia”), apontando para as propostas de crítica e propaganda, na revista A Cigarra e O Mercurio, e de crítica e humor, na Revista da Semana e O Malho. Ou seja, respectivamente, para a presença do que denominamos de Arte do Espetáculo e Arte Nova.
Palavras-chave:
Revistas ilustradas; artes gráficas; nova arte; Rio de Janeiro; modernidade.
Referência
PETRY, M.B.; VAZ, A. F. REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900. MODOS. Caderno de Letras, Pelotas, n. 42 pp.237-252, jan-abril 2022.
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