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Michele Petry

Tarsila: gravuras e Louvor à natureza, desenhos eternos de Tarsila do Amaral

Revista de História da Arte e da Cultura (2021)


Texto publicado como resultado da pesquisa de Pós-Doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a partir da análise de um conjunto de gravuras com desenhos de Tarsila do Amaral.


Louvor à Natureza. s.d. [c. 1971]. Serigrafia em cores sobre papel, 40 x 59,9 cm.

Fonte: Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.


Resumo:

O tema do desenho na obra de Tarsila do Amaral é investigado a partir da sua relação com a gravura. Primeiramente, revisitamos a bibliografia sobre o lugar do desenho na obra da artista, definindo uma posição teórica em diálogo com ela. Depois, elegemos como objeto de estudo uma série de gravuras realizada a partir de desenhos da artista, pertencente ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Trata-se de uma produção que explicita o movimento realizado por Tarsila do Amaral, após a década de 1960, para a circulação da sua obra no país. Investigando a motivação de Tarsila do Amaral para autorizar a gravação dos seus desenhos, propomos novas reflexões e sugerimos que essas gravuras apresentam a eternização dos desenhos da artista.


Palavras-chave:

Desenhos. Gravuras. Tarsila do Amaral. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.


Referência

PETRY, M. B. Tarsila: gravuras e Louvor à natureza, desenhos eternos de Tarsila do Amaral. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 100–118, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i2.15916.


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