top of page
Michele Petry

Um artista em trânsito: o local e o global nas histórias em quadrinhos de Sérgio Bonson (1974-2005)

Revista Anos 90 (2021)


Este texto publicado em coautoria procura olhar para a obra do artista Sérgio Bonson a partir da relação entre o local e o global. Analisa parte de uma série de histórias em quadrinhos realizada com a técnica da aquarela, exposta uma única vez na Aliança Francesa de Florianópolis, SC.


Sérgio Bonson, Impressions de France.

Fonte: Acervo pessoal do artista, 2021.


Resumo:

Este artigo propõe a análise de histórias em quadrinhos a partir de uma perspectiva transnacional. Para tanto, elegemos como objeto de estudo a obra do artista Sérgio Bonson (1949-2005), que atuou em Florianópolis, SC, no período de 1974 a 2005. Desenhista e aquarelista, autor de inúmeras charges e histórias em quadrinhos para jornais e exposições de arte, Bonson desenvolveu contatos e trânsitos no âmbito nacional e internacional. O foco da discussão se volta para dois conjuntos de HQs: um, local, com personagens da cidade e do cotidiano de Florianópolis; outro, global, no qual o próprio artista se apresenta como personagem de uma viagem à França, intitulado Impressions de France. A partir da análise dessas duas séries, repousamos nosso olhar sobre o trânsito do artista entre países da América e da Europa para, em seguida, percebermos as reverberações transnacionais na sua produção, com vistas a identificar, por um lado, articulações entre a dimensão local e um elemento mais amplo, o humor gráfico, que remete a outros tempos e lugares; e, por outro lado, no caso das narrativas com escala de abrangência transnacional, destacar como o local se faz presente por meio da tradução cultural e das experiências próprias ao tempo presente.


Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Humor, Tradução Cultural, História do Tempo Presente


Referência

Campos, E. C., & Petry, M. B. (2022). Um artista em trânsito: o local e o global nas histórias em quadrinhos de Sérgio Bonson (1974-2005). Anos 90, 28, 1–20. https://doi.org/10.22456/1983-201X.111827


Comments


bottom of page