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Michele Petry

Historiadora com Pós-doutorado em História na UFSC e na Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica no Museu de Arte Contemporânea da USP. Doutora e mestre em Educação pela UFSC, mestre em História e graduada em Letras Francês pela mesma instituição e em História pela UDESC. Realizou período de Doutorado "Sanduíche" na École Normale Supérieure e Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. Escreve e publica sobre história, arte, artistas e exposições. 

Paris, março de 2014

Michele Petry. Quai d'Orsay, mar. 2014. Paris, França.

Michele Petri explicando uma obra de arte durante uma aula interativa sobre modernismo brasileiro.

Sérgio Bonson. Rua Deodoro, 26 jan. 2003. Aquarela. Acervo pessoal do artista, Florianópolis, SC.

Pesquisa documentos escritos e visuais desde a graduação em História (UDESC), quando teve contato com a obra do artista catarinense Sérgio Bonson, que estudou no Mestrado em História (UFSC). Investigou, além das expressões gráficas de humor (caricaturas, charges e cartuns), seus desenhos e aquarelas. Com base no acervo pessoal do artista, deu continuidade às ações de pesquisa, preservação e divulgação da sua obra, criando o Projeto Bonson e realizando a curadoria da exposição Bonson revisitado: percursos, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Souza. Também realizou um estudo sobre as charges de Dilma Rousseff no Mestrado em Educação (UFSC), com interesse nas imagens do corpo, o qual foi publicado em livro.

Investigou no Doutorado em Educação (UFSC) a arte gráfica do Rio de Janeiro com estética Art Nouveau e a que denominou de Arte do Espetáculo. Desenvolveu a tese de que as revistas do Rio de Janeiro funcionaram como lugares de exposição da arte gráfica no fim do século XIX e início do XX. No pós-doutorado em História (UFSC) iniciou sua pesquisa sobre Tarsila do Amaral, refletindo sobre a arte brasileira e a europeia. Contribuiu com a exposição Tarsila Popular (Masp), publicando artigo em coautoria no Catálogo e escrevendo comentários para algumas das obras. No pós-doutorado em Arte, Teoria e Crítica (MAC USP) analisou desenhos de Tarsila do Amaral, reproduzidos em um conjunto de gravuras disponível nesse museu.

Michele Petri explicando uma obra de arte durante uma aula interativa sobre modernismo brasileiro.
Michele Petri explicando uma obra de arte durante uma aula interativa sobre modernismo brasileiro.

Tarsila do Amaral. Louvor à natureza, s.d. [1971]. Água-forte e água-tinta sobre papel, 15,5 x 22,6 cm.  Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP.

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